PERSONAGENS BÍBLICOS

Incluídas nesta seção acham-se perguntas feitas sobre pessoas a quem Deus se revelou nos livros da Bíblia. Você pode ter outras perguntas sobre personagens estudados ou que ficou conhecendo nas histórias bíblicas. Se quiser saber mais sobre a vida deles, esses são os tipos de perguntas que um bom dicionário bíblico responde perfeitamente. Se desejar adquirir um dicionário bíblico para seu uso pessoal, escreva-nos que recomendaremos vários para sua escolha.


Com quem Caim se casou?

A Bíblia não diz. Embora haja diferentes opiniões, de nada vale especular a respeito. Em 1Tm 1.3-7, Paulo fala a respeito dos que se ocupam com mitos e genealogias infindáveis que antes promovem discussões, que são absolutamente inúteis para ensinar qualquer coisa proveitosa para a vida cristã.

Por que Enoque e Elias não morreram?

A Bíblia diz em Hb 11.5 que Enoque não morreu. Todavia, o relato do carro levando Elias em 2Rs 2.11 não diz especificamente que ele não morreu. Não nos é dita a razão porque Deus tomou Enoque sem fazê-lo passar pela morte.

João Batista era Elias?

Em Lc 1.17 a Bíblia diz que João Batista precederia Jesus no espírito e poder de Elias. Em Mt 14.11-13 é-nos dito que João Batista era Elias. Este verso deve ser entendido à luz de Lc 1.17. João Batista não era Elias ressuscitado, mas ele veio com o mesmo espírito e poder possuídos por Elias quando este era profeta.

O que a Bíblia diz sobre o espinho na carne de Paulo?

Muitas sugestões foram feitas sobre este ponto. Todavia, não existe meio para saber exatamente qual a natureza da condição de Paulo. Devido à referência em Gl 4.12-14 sobre os seus olhos, alguns julgaram ser um problema de vista. Existem os que apoiam esta opinião, salientando que Paulo escrevia caracteristicamente com letras grandes (Gl 6.11, 2Ts 3.17). Outros julgaram ser ele uma vítima da epilepsia. Qualquer fosse a sua condição, sabemos que sua reação à mesma foi depender da graça divina a fim de suportá-la (2Co 12.7-10).

Paulo era casado?

Alguns pensaram que Paulo fosse provavelmente um membro do Sinédrio judeu. Não sabemos porém se foi esse o caso. Os membros desse conselho deviam ser homens casados. Quando Paulo escreveu 1Co 9.5, fica implícito na passagem que ele não tinha esposa como os demais apóstolos. Não existe registro bíblico que indique diretamente que ele jamais contraísse casamento (1Co 7.8,9).

Quando Paulo testemunhou a ressurreição?

Paulo confrontou-se com o Cristo ressurreto na estrada de Damasco (At 22.6-11). Segundo o que ele diz em 1Co 15.8, o Senhor lhe apareceu realmente. Ele viu Jesus da mesma forma que Pedro, Tiago e os outros apóstolos.

A Bíblia diz que Lucas era gentio?

Em Cl 4.10-14 Paulo cita seus companheiros e os divide entre os que eram e não eram “da circuncisão”. O nome de Lucas ocorre entre os não-judeus. Nesta passagem, portanto, fica implícito ser Lucas um gentio. Seu nome é de origem grega.

Quem era Melquisedeque?

O escritor aos Hebreus usa Melquisedeque como exemplo de um tipo de Cristo (Hb 7). Tudo que sabemos deste homem é que viveu na época de Abraão e foi rei de Salém e sacerdote de Deus. Seu sacerdócio não dependia de seus ancestrais terrenos, como no caso dos sacerdotes judeus, mas sim do próprio caráter de sua vida. Sem sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque era pertencer a uma ordem espiritual e não carnal.